sábado, 30 de novembro de 2013

CHARGE: A SOLUÇÃO ESTÁ NA EDUCAÇÃO


Lendo alguns textos pela internet me deparei com essa imagem. Comecei a pensar a infinidade de significados, a reflexão e a conscientização da nossa sociedade que ela nos propicia. Na minha interpretação, ela caracteriza a riqueza que a educação tem no âmbito da cidadania, pois demonstra que a marginalização do indivíduo é fruto de um problema social que se dá a partir da falta do acesso à educação.
O acesso ao conhecimento, como demonstrado na charge, amplia os horizontes do indivíduo, abrindo o seu olhar crítico e analítico. Em consequência desse entendimento, somente a partir da universalização do ensino é que se torna possível a evolução da sociedade, somente a partir da educação para todos.

Concluo questionando a nossa participação nesse processo. Qual o papel que nós, indivíduos com acesso ao ensino mesmo que particular, possuímos para o processo de conquista da educação à todos? A resposta concreta, na minha opinião, ninguém possui. Possa ser que mudando o sistema como um todo nós conquistaremos esse direito e dever, a exemplo de Cuba e Venezuela, ou possa ser que não, que basta uma reforma social. Porém, a única coisa que é certa é que conscientizando outras pessoas da importância da educação para a cidadania, para o desenvolvimento social, fica cada vez mais possível a aquisição desse direito. 

AUTOR: GABRIEL PINHO

0 comentários:

Postar um comentário